B18  EL GRECO

EL GRECO - BIOGRAFIA E OBRAS

domingo, 19 de julho de 2015

EL GRECO





Postado por certificadodeautenticidade.org às 15:33 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Doménikos Theotokópoulos (em grego: Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, ("O Grego"[nt 2] [nt 3] ; Heraclião ou Fodele,[nt 1] 5 de outubro de 1541 — Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor earquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem.

Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza e era um centro artístico pós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza, como já tinham feito outros artistas gregos.[4] Em 1570 mudou-se para Roma, onde abriu um ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismoe da renascença veneziana. Mudou-se finalmente em 1577 para Toledo, na Espanha, onde viveu e trabalhou até sua morte. Ali, El Greco recebeu diversas encomendas e produziu suas melhores pinturas conhecidas.

O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, ao mesmo tempo em que sua personalidade e trabalhos eram fonte de inspiração a poetas e escritores como Rainer Maria Rilke e Nikos Kazantzakis. El Greco é considerado pelo modernos estudiosos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais.[1] É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso frequente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com apintura ocidental.[5]

Em sua época teve somente dois seguidores de seu estilo: o seu filho Jorge Manuel Theotokópoulos e Luis Tristán.

Translate

Total de visualizações de página

EL GRECO - BIOGRAFIA E OBRAS

EL GREGO

O pintor mais incomum na Europa do século 16, El Greco combinou o estilo bizantino estrita de sua terra natal, a Grécia, com influências recebidas durante seus estudos em Veneza e da tradição medieval do país onde ele trabalhava, Espanha.

Domenicos Theotocopoulos, mais tarde chamado de El Greco, o grego, pelos espanhóis, nasceu em Candia, na ilha de Creta.Nada se sabe de sua filiação. Ele foi treinado como ícone-maker em um mosteiro; Ele então foi para Veneza (logo após 1560), ondeTiciano tornou-se seu maior mentor. El Greco, no entanto, obteve muito pouca influência de seu mestre; mas uma certa influência do Bassano, Baroccio, Veronese e Tintoretto podia ser sentida, mas no geral as suas obras são muito individuais e distintas. Em 1570, El Greco foi por meio de Parma (onde ele apreciado Correggio ) para Roma, onde conheceu Michelangelo . Ele criticou o seu último julgamento severamente, e se ofereceu para produzir uma composição melhor. Mas em toda a Michelangelo e as centrais italianas maneiristas o estimulou. As obras de seu período italiano são muito diferentes em estilo: Cristo Curando o Cego (1560), A Anunciação (1570-1575), Christ que conduz os comerciantes do templo . (c.1570)
Cerca de 1576, o pintor foi para a Espanha . No começo, ele estava a serviço de Filipe II : O Sonho de Philip II (1579). SeuMartírio de St. Maurice (1580) não recorreu a Filipe, eo pintor mudou-se para Toledo em 1580, a antiga capital e, em seguida, um importante centro da vida artística, intelectual e religiosa no século 16 na Espanha. Ele ficou em Toledo até sua morte.
Em 1586, ele pintou seu famoso O Enterro do Conde de Orgaz (c.1586) para a igreja de São Thomé, cujo sucesso lhe trouxe um grande número de comissões da Igreja, a decoração da nova igreja de St. Domingo el Antiguo entre eles. Ele também se tornou um retratista populares: Retrato de um nobre com Sua mão em seu peito (c.1580). Seu estilo de pintura sempre deu azo a muita discussão.
A vida de orgulho e independente El Greco na Espanha, que sempre assinou os seus quadros por seu nome grego, exigiu constante auto-afirmação. Ele alugou o palácio do Marquês Viliena (actual Museu de El Greco em Toledo), coletou uma valiosa biblioteca, foi muito bem sucedido em suites de lei contra a administração da igreja. Muito corajoso em Espanha católica foi a sua união com um jovem aristocrata Jeronima de las Cuevas, mãe de seu filho bastardo jorje Manuel, o futuro arquiteto espanhol. 'Homem de hábitos e idéias excêntricas, de enorme determinação, reticência extraordinária e extrema devoção ", ele foi valorizada e respeitada pelos intelectuais de Toledo. El Greco foi sepultado na Igreja de São Thomé.
El Greco não tinha seguidores, e sua arte foi esquecida durante 300 anos. A re-descoberta de sua pintura era uma sensação; ele se tornou um dos mestres mais populares do passado, sua pintura rosed o interesse de colecionadores, artistas, amantes da arte e da arte historiadores. El Greco é agora considerado como um dos mais importantes representantes do maneirismo Europeia.

EL GRECO

EL GRECO

Arquivo do blog

  • ▼  2015 (1)
    • ▼  julho (1)
      • EL GRECO
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.